Armas - Escudo de prata, semeado de flores de linho de azul, com cômoro de verde movente de uma campanha ondada de prata e azul de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ ESTE – S. MAMEDE “.
As flores de linho - Representam o cultivo e o tratamento do linho que era a antiga vocação agrícola da freguesia.
O cômoro - Representa a localização geográfica da freguesia.
A campanha ondada - Simboliza o rio Este, que nasce e banha a freguesia.
Armas - Escudo de vermelho, com faixa ondada de prata e azul de três tiras; em chefe, duas chaves, uma de ouro e outra de prata, passadas em aspa. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: “ ESTE - S. PEDRO “.
A imagem da União de Freguesias de Este não almeja substituir os brasões existentes de São Pedro e São Mamede, mas sim transpor a identidade dos mesmos para um único logótipo.
Monte: Representa a localização geográfica da freguesia e a Serra do Carvalho.
Chamor: No topo da colina, em Este São Mamede, está representado o monumento em honra do Coração Eucarístico de Jesus, com mais de 20 metros de altura, mandado erigir pelo padre Abilio Gomes Correia e benzido em 4 de Agosto de 1957.
Rio Este: Elemento comum às duas freguesias, o Rio Este nasce em São Mamede e percorre também São Pedro.
Chaves: As chaves de São Pedro, Santo Padroeiro da Freguesia, que dão acesso a outros mundos, representam ainda o acesso à freguesia de São Pedro.
© 2025 União das Freguesias de Este (São Pedro e São Mamede). Todos os direitos reservados | Termos e Condições